Com o início da pandemia de Covid-19, houve um aumento considerável na procura por atendimentos online, principalmente o atendimento médico, para conter a sobrecarga nos hospitais e o avanço das contaminações da doença.
O Conselho Federal de Medicina permitiu desta forma, a utilização do método de consulta médica à distância no Brasil via telemedicina (teleatendimento), garantindo uma maior segurança aos pacientes e médicos.
Neste artigo, falaremos sobre esta modalidade e os benefícios deste serviço. Confira!
O futuro da telemedicina no Brasil
No caso da telemedicina, um dos atendimentos online mais procurados atualmente, a tendência é que após a pandemia do Coronavírus essas experiências que estão sendo testadas no Brasil sejam de fato implementadas na prática médica.
A telemedicina tem se tornado também uma alternativa ao problema de distribuição de especialistas. Com videoconferências e outras tecnologias, médicos realizam exames e ajudam na elaboração de laudos de pacientes que vivem em regiões com falta de profissionais. Auxiliando no tratamento de doenças para quem vive em regiões mais afastadas.
E para você, que é profissional na área da saúde, o seu mercado pode virar global. Ou seja, através da consulta online você poderá atender não só as pessoas da sua cidade, mas de qualquer parte do mundo! Já pensou nisso?
Quais os benefícios do atendimento online?
O domínio das ferramentas de comunicação é também um fator indiscutível, é extremamente importante que os profissionais que oferecem esse tipo de atendimento online estejam familiarizados com suas novas ferramentas de trabalho.
Conheça a seguir alguns benefícios da prestação de serviços de atendimento online através da teleconsulta.
Mais acessibilidade – O atendimento online amplia o mapa de assistência, alcançando pacientes de todas as regiões do país independente de sua localização. As teleconsultas ampliaram a acessibilidade aos atendimentos referentes à saúde física e mental.
Mesmo a distância é possível fazer diagnósticos, testes psicológicos e acompanhamento, esses profissionais estendem sua atuação e passam a alcançar pessoas que não teriam como ter acesso a esses cuidados de uma outra maneira.
Diminuição da necessidade de deslocamento – Graças ao uso das tecnologias da comunicação como forma de interação entre profissionais da área de saúde e seus pacientes, não há necessidade alguma de deslocamento nem do profissional, nem da pessoa que será atendida.
Isso facilita bastante, em especial para redução de custos e do tempo de espera, fazendo com que diagnósticos sejam realizados de maneira precoce, o que contribui para recuperação rápida do paciente e da sua saúde, desempenho e qualidade de vida.
Beneficia o relacionamento com o paciente. Não podemos discordar que o atendimento online gera um afastamento físico. Contudo, em um mundo onde todos nós mantemos relações online, tanto afetivas, como de trabalho, não há dúvida de que é possível a adaptação. Além disso, há ainda benefícios nessa nova maneira de se relacionar, em especial se olharmos para o lado do paciente.
Melhora no acompanhamento de pacientes – Com fácil acesso através do atendimento online com o profissional, diante de qualquer anormalidade, o paciente poderá contatar com facilidade o seu médico, evitando complicações.
Neste contexto, tratando-se especialmente de saúde mental tal atendimento é extremamente importante, já que muitas doenças se manifestam por meio de crises esporádicas que devem ser controladas o mais rápido possível.
Prevenção de infecções – O atendimento online evita aglomerações e reduz o contato do indivíduo com outros doentes, diminuindo a necessidade de visitas a clínicas e hospitais. Em tempos de coronavírus, um vírus transmitido facilmente por gotículas respiratórias, a possibilidade de orientação médica e psicológica à distância é a solução para quem deseja evitar ao máximo a contaminação.
Além de todos esses benefícios, é importante mencionar que, a todo momento surgem estudos que comprovam a eficácia do atendimento a distância, aumentando a confiabilidade desse tipo de tratamento. Lembre-se, o atendimento online é bom para todos, inclusive você!
O atendimento online é permitido e regulamentado em diferentes áreas da saúde. Assim, médicos, psicólogos, psicopedagogos, profissionais de educação física, fonoaudiólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e neuropsicólogos podem oferecer o atendimento online.
A teleconsulta representa uma conquista tanto para médicos como para a população de maneira geral. Embora a possibilidade tenha sido implementada de maneira lenta e discreta até a chegada da pandemia, e a novidade venha acompanhada de novas responsabilidades e desafios, todo o esforço e investimento representam uma grande conquista.
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