Manter o peso ideal é uma luta constante para muitas pessoas, ainda mais quando se tem uma vida corrida, pouco tempo para cuidar de si e uma grande oferta de alimentos prontos, que são muitas vezes calóricos para estarem presentes no cardápio do dia a dia.

O resultado de tudo isso é o ganho de peso da população. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 1,9 milhão de adultos em todo o mundo estão acima do peso. Desses, 600 milhões são obesos.

Para reverter esse quadro, é importante um trabalho de prevenção e conscientização, com melhores hábitos alimentares, priorizar alimentos mais saudáveis e incluir exercícios na rotina.

Leia este artigo até o final e fique por dentro do assunto!

Sobrepeso e Obesidade: entenda a diferença

Você alguma vez já se perguntou qual a diferença entre sobrepeso e obesidade? Apesar de serem pautas constantes na mídia, nem todo mundo sabe diferenciá-las.

Tanto o sobrepeso quanto a obesidade representam riscos consideráveis à saúde. Elas estão diretamente ligadas aos péssimos hábitos alimentares que boa parte da população tem.

Quando uma pessoa tem sobrepeso, significa que ela pesa mais do que o que é considerado saudável ou normal para a sua idade, sexo ou tamanho.

Em contrapartida, obesidade é um estado onde o obeso possui gordura corporal em quantidade excessiva. E, embora uma pessoa com sobrepeso tenha um acúmulo de peso corporal, ela pode não ter a gordura excessiva acumulada  em seu corpo.

Como saber se o seu peso é normal ou saudável?

Uma forma de distinguir sobrepeso e obesidade é calcular o IMC (índice de massa corporal). Um adulto é considerado com sobrepeso quando está acima de seu peso saudável estipulado, que varia de acordo com a altura e sexo de uma pessoa.

Um indivíduo tem sobrepeso quando seu IMC está entre 25 e 29,9. O IMC, um cálculo que mede o peso relativo à altura, é o padrão usado por profissionais da saúde para definir o peso de uma pessoa de acordo com sua altura. Um adulto com um IMC de 30 ou mais é considerado obeso, por exemplo.

Causas e fatores de risco

Uma pessoa pode estar com sobrepeso por uma das seguintes razões: Comer demais, vida sedentária, falta de exercícios, distúrbios alimentares ou metabólicos, condições médicas, etc.

Enquanto esses fatores também podem levar a obesidade, ela também pode ser causada por mudanças sociais e de estilo de vida, problemas médicos, desequilíbrio hormonal, condições genéticas e pode ser piorada por aumento na ingestão de alimentos e falta de exercícios.

Obesidade é um grande fator de risco para problemas de saúde incluindo doença coronariana, diabetes, hipertensão, etc. Embora uma pessoa com sobrepeso também tenha risco desses problemas médicos, uma pessoa obesa é mais suscetível a eles.

Dicas para manter um peso saudável:

Além dessas dicas, é importante que haja uma mudança de toda uma cultura que envolve prazer em comer, questões estéticas e culturais, hábitos alimentares, sedentarismo, identificação de transtornos do comportamento alimentar, entre outros.

O excesso de peso além de trazer danos para a sua saúde física, pode  prejudicar as relações pessoais e profissionais, pois indivíduos nessas condições são mais propensos à depressão e ansiedade.

Lembre-se, para adotar mudanças no estilo de vida, com uma dieta menos calórica aliada a um programa de exercícios físicos, procure ajuda de um profissional, para que juntos conquistem qualidade de vida, saúde e bem-estar para sua vida.

[rock-convert-cta id=”6161″]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×