O uso da tesoura é iniciado nos primeiros anos escolares. A criança recebe estímulos de várias formas: rasgar papéis com as mãos, massinhas de modelar, utilizar pinças e pregadores, e outros. A tesoura exige pré-requisitos importantes:

Fortalecimento muscular (postura funcional com o corpo reto), controle de ombros, braços pulso e mão. E neste momento, na idade de 4 a 5 anos, usamos uma tesoura com bico redondo.

Dependendo da força muscular pode-se utilizar a vai e volta (tesoura azul, sem local para colocar os dedos): a criança faz a força para o cortar e a tesoura volta com sem precisar de controle.

Integração bilateral: a criança em uma mão pega a tesoura e na outra movimenta o papel.

Predominância lateral: definição de qual é a mão dominante e com isso hoje temos as tesouras para destro e para canhoto.

Aspectos sensoriais: coordenação mão-olho para conseguir cortar nas linhas a seguir, para girar o papel e outros.

Aspectos cognitivos a criança deve compreender o que se pede e focar na atividade (concentração).

Força da mão: a criança deve aprender controlar seus dedos, abrir e fechar a mão.

Com tesoura amarela (tesoura compartilhada), a criança segura e a professora ajuda cortando junto, aprendendo o movimento e dosando a força.

O uso da tesoura parece fácil, mas na verdade é necessário treinar bastante e ser estimulado desde de cedo, conforme a criança desenvolve suas habilidades motoras.

 

Glaucia Assumpção é psicopedagoga e atua na Clínica Egolife com avaliação e intervenção neuropsicopedagógica para crianças com dificuldades e transtornos de aprendizagem.

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