Você já ouviu falar em funções executivas?

Porque as funções executivas são importantes para a aprendizagem?

As funções executivas atuam como um conjunto de processos cognitivos que auxiliam as crianças a perceber e responder aos estímulos do ambiente, corrigir rotas, quando necessário, planejar, resolver problemas, entre outras ações.

Como se pode notar, essas habilidades são fundamentais, pois permitem à criança focar a atenção, selecionar e inibir informações, de acordo com a demanda, por exemplo, deixar de prestar atenção em conversas paralelas para ouvir a explicação da professora.

Durante todo o processo interventivo, é possível elencar alguns princípios para o atendimento (formato das sessões):

Orientação

Sessões, reuniões com pais e escola, realizadas paralelamente ao processo interventivo, para esclarecer dúvidas, monitorar as estratégias combinadas, planejar ações e informações sobre os  materiais que serão utilizados ao longo do processo. As orientações são baseadas em metas definidas em conjunto: terapeuta, família e equipe escolar.

Funções Executivas aplicadas às competências de estudo: postura de estudante

Sessões que promovem estratégias de funções executivas aplicadas ao manejo do tempo, organização do ambiente e materiais, tarefas e orientações de estudos.

Funções Executivas aplicadas à compreensão leitora e escritora

Sessões que promovem estratégias de funções executivas aplicadas à compreensão de textos e aos processos de escrita.


Sobre nosso atendimento

Conheça o trabalho da nossa psicopedagoga Glaucia Piva, agende uma consulta clicando no botão ou ligando (11) 5181-2564

Graduada em Administração de Empresas com ênfase em RH, Pedagogia com habilitações em Administração Escolar e Magistério para as séries iniciais do Ensino Fundamental, pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional e mestranda no Programa de Ensino de Ciências e Matemática, da UNIFESP. Realiza arte terapia, avaliação psicopedagógica, reabilitação/estimulação das funções executivas e mediação da aprendizagem, por meio de jogos de raciocínio, para o desenvolvimento das habilidades cognitivas, emocionais e sociais, necessárias aos desafios da vida moderna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×