Ansiedade: quando se torna um transtorno?

Problemas de saúde mental têm se tornado cada vez mais comuns em todo o mundo. A ansiedade, por exemplo, atinge mais de 260 milhões de pessoas. Aliás, o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas: 9,3% da população, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Neste sentido, fatores socioeconômicos, como pobreza e desemprego, e ambientais, como o estilo de vida em grandes cidades, podem ser a causa da doença em alguns casos.

A ansiedade é uma reação que todo indivíduo experimenta diante de algumas situações do dia a dia, como falar em público, expectativa para datas importantes, entrevistas de emprego, vésperas de provas, exames de saúde entre outras. Contudo, algumas pessoas vivenciam esta reação de forma mais frequente e intensa, que pode ser considerada patológica e comprometer a saúde emocional.

Quantas vezes a ansiedade já lhe impediu de fazer algo ou prejudicou a sua vida? Conheça suas causas, seus sintomas e quando a ansiedade se torna um transtorno.

O que é ansiedade?

A ansiedade é uma reação natural, instintiva do nosso corpo. Ao longo da nossa evolução, desenvolvemos a capacidade de entrar em estado de alerta quando nos sentimos expostos aos riscos e ameaças. Mas, nem sempre a interpretação de que algo oferece perigo está correta, deixando-nos extremamente ansiosos, de forma desproporcional ao risco envolvido.

Todos experimentamos a ansiedade em algum momento do dia. Até certo ponto, ela é considerada positiva, porque nos leva a uma organização prévia e nos impulsiona a agir.

Observe que quando você está ansioso, você tende a ficar mais agitado que o normal. Sempre que existe um compromisso marcado, que você precisa se preparar para algum evento, reunião ou deve tomar alguma decisão importante, você provavelmente ficará mais inquieto.

Ansiedade Patológica

Diferente da ansiedade natural que todos nós possuímos,  a ansiedade patológica tem o efeito contrário.  Pessoas com esse tipo de ansiedade acabam não conseguindo executar tarefas simples do dia a dia, como ir ao trabalho ou fazer uma pesquisa para a faculdade, porque se sentem ansiosas demais e acabam bloqueando na hora de desenvolvê-las.

A ansiedade patológica deve ser tratada rapidamente, pois de acordo com os estímulos que causam o medo e o estado de hipervigilância, acabam desencadeando transtornos que podem incluir,  por exemplo, o estresse pós traumático, transtorno obsessivo compulsivo (TOC), fobia social ou fobias específicas,  síndrome do pânico, ansiedade generalizada entre outros.

Os transtornos de ansiedade delimitam quando esta emoção se torna patológica, devido ao seu grau de intensidade e aos prejuízos gerados a curto e longo prazo para o indivíduo afetado. Por este motivo, é considerado um problema quando:

• Surge em momentos indevidos;

• Ocorre com frequência;

• É tão intensa e duradoura que interfere com as atividades habituais da pessoa.

Sintomas do Transtorno de Ansiedade

É muito importante destacar que os sintomas são diversos e variam de pessoa para pessoa. Quando a ansiedade é um problema patológico, é normal que a pessoa sinta insônia, dor no peito, arritmia cardíaca e falta de ar. Algumas pessoas também relatam formigamentos na pele e visão escurecida quando estão em uma crise. Conheça alguns sintomas psicológicos e físicos:

Sintomas psicológicos – Pessoas com ansiedade tendem a apresentar sensações como dificuldade de concentração, excitabilidade, hiperatividade, excesso de medo ou de agitação, pensamentos de catástrofe, preocupação exagerada, isolamento social, dificuldade de esquecer o que a aflige, insônia, falta de confiança diante de momentos que fujam do previsto e falta de estabilidade emocional quando algo foge ao planejado.

Sintomas físicos – Aumento da pressão sanguínea, hiperventilação, palpitações, aceleração dos batimentos cardíacos, forte dor no peito, sudorese, falta de ar, ondas de calor, tremores, calafrios, dor de estômago, diarreia, musculatura tensa, sensação de desmaio.

Os transtornos de ansiedade trazem problemas não só fisicamente, mas em muitas áreas da vida do indivíduo, como na vida social e na vida profissional.

Diagnóstico e tratamentos

O diagnóstico da ansiedade é clínico, ou seja, baseado na análise dos sintomas. Não há exames que confirmem o transtorno, mas, como muitos pacientes têm sintomas físicos, como taquicardia e falta de ar, um médico pode solicitar alguns testes para descartar outras doenças.

O tratamento inclui psicoterapia e, em alguns casos, medicamentos. Ainda que você sinta que pode controlá-la por um tempo, um psicólogo irá ajudá-lo a compreendê-lo, que é o primeiro passo para controlá-la. Ele auxilia a encontrar o que, na sua vida, pode estar causando essas reações e quais consequências práticas a ansiedade está trazendo para você.

Se você está  ansioso ou identificou alguns dos sintomas mencionados, não hesite em buscar ajuda para aprender as melhores soluções contra a ansiedade e seus transtornos. Não deixe essa tensão se transformar em um problema. Você pode marcar uma consulta online através do nosso site. Conte conosco!