Ao mesmo tempo em que a transformação digital na saúde aumentou, o poder de alcance dos profissionais passou a exigir deles mais dedicação na conquista dos pacientes on-line. Afinal há milhares de profissionais investindo no digital, assim como você.
O atendimento on-line é permitido e regulamentado em diferentes áreas da saúde. Assim, médicos, psicólogos, psicopedagogos, profissionais de educação física, fonoaudiólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e neuropsicólogos podem trabalhar pelo sistema de teleconsulta.
Alguns deles foram liberados para esta modalidade por seus respectivos Conselhos com a chegada da pandemia do novo coronavírus no início de 2020, mas o Conselho Federal de Psicologia já permite o atendimento à distância desde 2012. Porém nessa época as restrições eram mais severas.
O fato é que todos querem ser vistos, mas existe algum segredo para ser lembrado? É sobre isso que falaremos a partir de agora!
Os pacientes on-line são diferentes?
Na verdade não. O que muda é a forma de interação com os profissionais, mas não se deve nunca esquecer que do outro lado está uma pessoa, muitas vezes fragilizada, insegura e precisando de solução para questões de saúde, o que muitas vezes também envolve dores e medos.
Então, apesar de estarmos falando de uma atmosfera digital, o fator humano nunca pode ser esquecido. Assim, o grande segredo para conquistar pacientes on-line é encontrar seu ponto de equilíbrio entre o que poderíamos chamar de impessoal (tecnologia) e pessoal (empatia).
Então seguem abaixo 3 dicas que podem te ajudar nesse sentido.
1. Tenha uma estratégia digital: Isso significa não entrar nas redes sociais, impulsionar posts e fazer anúncios no google “de qualquer maneira”. É importante estudar um pouco sobre o assunto, traçar objetivos e procurar o que for mais adequado para conquistá-los. Se puder recorrer a um especialista de marketing melhor ainda.
2. Responda sempre, mesmo que seja para dizer não: Imagine fazer uma pergunta a alguém que está diante de você e só receber o mais absoluto silêncio… Bem chato, não é? A sensação de quem faz um comentário ou manda uma mensagem e não recebe resposta é exatamente essa. Provavelmente esse possível paciente nunca mais vai querer entrar em contato com você, então não deixe seu público aguardando retorno por muito tempo. Além disso, gentileza, prestatividade e empatia são indispensáveis para ganhar um lugar no coração do cliente.
3. Converse de pessoa para pessoa: Isso parece bem óbvio, mas queremos nos referir a, de fato, responder um por um; ser cordial (cumprimentar e perguntar se está tudo bem, por exemplo) e não responder com prints ou mensagens encaminhadas (essa informação aparece no WhatsApp) só para começar. Na correria tendemos a “ir no automático”, mas é fundamental que a pessoa que chegou até você pela internet não tenha a impressão de estar sendo respondida/atendida simplesmente como “mais um”.
Os exemplos acima — esquecer de “cumprimentar” e dar respostas prontas — causam a impressão de que a pessoa não recebeu a devida atenção e, acredite, a diferença está sempre nos detalhes. A dica é prestar realmente atenção na pergunta ou queixa e responder como uma verdadeira conversa, com educação e empatia mostrando-se disposto a solucionar a questão.
Para finalizar, destacamos um outro detalhe igualmente importante: a continuidade. Como em qualquer relacionamento, não basta conquistar o paciente, é primordial cultivar a comunicação, a fim de gerar confiança e fidelizar os pacientes, sejam eles on-line ou não.
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