A relação entre a ética do profissional da saúde e a qualidade da consulta

A evolução tecnológica adicionada a tratamentos destinados ao bem-estar e qualidade de vida trouxeram muitas novidades para o dia a dia de quem trabalha no setor de saúde. Tudo isso, no entanto, não será suficiente se o paciente não perceber, durante a consulta, não só a capacidade como também a ética e atenção desse profissional para com ele.

As impressões sobre o atendimento serão determinantes para que o usuário volte (ou não) a clínica médica. Durante a consulta, a forma atenciosa de atender, a indiferença ou infração à ética pode ser apenas relativo a um ponto de vista, e é variável entre os pacientes. Uma dica valiosa é que as partes – profissional e paciente– equilibrem isso durante o relacionamento que se constrói dentro de um consultório.

Credibilidade construída a cada atendimento

Chamamos de ética todos os princípios e valores morais que regem o comportamento humano na sociedade. E, na área em que você atua, seguir esses padrões é primordial para alcançar um patamar de excelência no que você se propõe a fazer.

Podemos verificar os princípios na saúde sob dois aspectos importantes: o relacionamento profissional x paciente, e entre os colegas de profissão. Isso só nos afirma que a ética e qualidade na consulta são dois fatores que precisam estar juntos sempre.

Sabemos que condutas inapropriadas existem, inclusive durante a consulta. Há casos de profissionais que atendem ao telefone para assuntos pessoais enquanto estão com pacientes. Ou, ainda, discutem diagnósticos e situações pontuais sobre o caso de outros usuários, esquecendo completamente do atendimento que estava em curso.

Listamos aqui algumas informações úteis sobre aliar à ética e a qualidade na consulta. São conceitos que um profissional de saúde, independente da especialidade, pode exercer para fidelizar o paciente e também consolidar sua credibilidade.

– Respeite as normas e condutas específicas a sua profissão, assim como as do local onde você atua;

– Busque entender o momento que o seu paciente vive. Esteja atento a tudo que pode deixá-lo desconfortável e, de certa forma, exaltado; e tente tranquilizá-lo com acolhimento, transmitindo confiança;

– Mesmo que você busque um tom de brincadeira para deixar o momento menos formal, cuidado para não debochar de algo que, para sua profissão é cotidiano, mas, para o usuário, é algo desconhecido – uma atitude assim pode soar como desrespeito;

– Quando o atendimento for destinado a um amigo ou conhecido, mesmo que você faça uma consulta menos formal, deve haver sempre uma distinção entre as condições de paciente e profissional, afinal, a finalidade do encontro é a saúde;

– Enquanto estiver em atendimento, deixe que o paciente seja o foco. A maioria das outras questões pode ser resolvida depois, por isso, dedique-se ao máximo ao usuário que anseia por seu atendimento;

– Seja sempre um profissional responsável. E respeite as necessidades do seu paciente, informando da maneira mais clara possível sobre tratamentos, procedimentos e outras prescrições;

– Não falar de outros profissionais durante o atendimento, pois se o usuário procurou por você, já deve ter suas próprias opiniões sobre quem está no mercado;

Profissional da saúde: não deixe de ser humano

Talvez o segredo para oferecer o melhor ao paciente é se colocar no lugar dele. Se você é um profissional da saúde que cuida de seres humanos, você não pode deixar de lado essas suas características.

Quanto à ética, é preciso levá-la em consideração a todo o momento e pensar  justamente no que ninguém gostaria que acontecesse durante uma consulta. Situações de descaso, falta de empatia e cuidado do profissional no momento da consulta acabam com qualquer boa imagem. Se o paciente não gostar do atendimento que recebeu, provavelmente falará para outras pessoas sobre tudo de ruim que aconteceu.

A humanização representa uma nova mentalidade que está sendo absorvida pelos profissionais de saúde ao longo dos últimos anos. Isso envolve dignidade, respeito e confiança. Mesmo que o momento seja difícil, a seriedade e sensibilidade junto ao paciente podem transformar momentos dolorosos em experiências positivas.

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