Cuidados com a saúde: 10 coisas que você precisa saber

Ao contrário do que muitos pensam, os cuidados com a saúde devem ser uma preocupação constante, e não uma medida a ser tomada somente diante de um problema ou enfermidade.

Talvez você já tenha ouvido falar muito disso, mas é sempre bom relembrar algumas coisas que todas as pessoas precisam saber e colocar em prática.

Cuidados com a saúde que devem ser tomados diariamente

Você já parou para pensar sobre o processo natural do envelhecimento? Ninguém consegue observar as mudanças diárias nas nossas células. Não ocorre, por exemplo, de nos olharmos no espelho e pensarmos: “Nossa! Hoje começou a surgir uma ruga!” ou “Opa! Tem uma célula morta aqui!” Simplesmente um dia constatamos o “resultado final” do ciclo, ou seja: um belo dia percebemos que a aparência já não é mais a mesma, a pele já não tem o mesmo tônus e outros detalhes mais.

O que queremos propor com esta reflexão é que, com a saúde de forma geral, acontece a mesma coisa. Não percebemos os efeitos negativos que, dia após dia, a falta de cuidados com a saúde gera no nosso organismo. Portanto, para ter mais vitalidade e longevidade é importante que você:

1.Durma melhor

Há vários processos bioquímicos extremamente necessários para nosso corpo que só acontecem durante o sono. É nesse período que ocorre a maior parte da filtragem de substâncias tóxicas, há liberação de hormônios que realizam a renovação celular, organização da memória, entre outros.

2.Beba mais água

Água é vida! Pouca gente sabe, mas quando sentimos sede significa que a hidratação em nosso corpo já está abaixo dos níveis desejados. Portanto, o ideal é distribuir o consumo ao longo do dia, totalizando, pelo menos, 2 litros.

Em dias quentes ou durante a prática de esportes, por exemplo, é necessário ingerir uma quantidade maior. Lembre-se que a água compõe cerca de 70% do nosso organismo e ajuda no funcionamento de todos os órgãos, em especial os rins e intestinos.

3.Coma menos açúcar e sal

O açúcar é um dos maiores causadores de inflamação no organismo, um processo de irritação e adoecimento das células (diferente da infecção de uma ferida, por exemplo), facilitando o desenvolvimento de doenças crônicas como hipertensão e diabetes, por exemplo.

Já o sal é responsável por aumentar a retenção de líquidos e a pressão arterial. Dito isto, já fica bem claro porque o consumo de ambos deve ser evitado, porém é muito importante estar atento ao fato deles estarem sempre “escondidos” e em alta quantidade nos alimentos industrializados como embutidos, pães, biscoitos, refrigerantes, entre outros.

4.Movimente seu corpo

Certamente você já ouviu falar que praticar atividade física só faz bem, e isso é verdade! Fazer exercícios de forma regular melhora a circulação, o condicionamento cardiorrespiratório, a resistência muscular, reduz o estresse, previne doenças crônicas, dá mais disposição e melhora a saúde mental.

5.Dê preferência a frutas, legumes e verduras

O lema “Comida de verdade” é defendido pela maioria dos nutricionistas e eles têm muitos motivos para isso. Frutas, legumes e verduras — além de estarem livre de conservantes, corantes, aromatizantes e tantas outras substâncias artificiais que só fazem mal à saúde — são ricos em fibras, vitaminas, sais minerais e dezenas de elementos naturais que melhora, a imunidade, protegem o cérebro e coração, melhoram o funcionamento dos sistemas circulatório, urinário e digestivo. Além de ajudar a controlar o peso corporal.

6.Evite as bebidas alcoólicas

De acordo com a Organização Mundial da Saúde – OMS não existe uma quantidade de álcool segura para ser consumida, pois ele é uma substância tóxica, associada a mais de 200 doenças e lesões.

Isto porque, além dos danos diretos ao organismo, o alcoolismo é comumente um fator determinante para casos de violência (principalmente doméstica) e acidentes de trânsito, e a dependência química também tem forte relação com casos de depressão e suicídio.

7.Não fume

Ainda segundo a OMS, o tabagismo é uma das principais causas evitáveis de morte no mundo. O hábito de fumar é um fator de risco associado a 15 tipos de câncer, além de causar problemas respiratórios e circulatórios; úlcera do aparelho digestivo; osteoporose; catarata; impotência sexual no homem; infertilidade na mulher; menopausa precoce e complicações na gravidez.

8.Fuja do estresse

O estresse crônico tem preocupado autoridades de saúde em todo o mundo não só por suas próprias características, mas também por ser uma porta de entrada para outros transtornos da saúde mental.

Apesar de não ser oficialmente considerado uma doença, essa condição tem cada vez mais impacto no dia a dia das pessoas, afetando a produtividade, relacionamentos e qualidade de vida.

9.Cuide-se regularmente

O título deste item pode parecer intrigante. Afinal, todo este artigo falar dos cuidados com a saúde, concorda? Porém, aqui nos referimos a prevenir doenças e manter a saúde em dia.

Assim como mulheres e homens têm o hábito de ir ao salão, por exemplo, para cuidar da beleza é fundamental buscarmos profissionais de saúde para recebermos orientações específicas para nossas características, rotina e estilo de vida.

Temos uma cultura de fazer somente quando já apresentamos algum sintoma ou problema estabelecido, porém fazer um check up periódico evitaria muitos problemas de saúde, custo com tratamentos e desgaste emocional.

Então, o ideal é ir ao médico com frequência (clínico geral, ginecologista, dermatologista, etc.); fazer psicoterapia para cuidar da saúde mental; ir ao nutricionista para ajustar alimentação; ao fisioterapeuta para acompanhar o alinhamento postural, por exemplo; ao fonoaudiólogo para acompanhar questões da fala, alimentação e respiração; enfim: cuidar-se de forma integral, dando atenção a todos os aspectos.

10.Ensine os bons hábitos para as crianças

“Os pais precisam dar o exemplo”. Esta é uma frase muito clichê, mas faz todo sentido em diferentes aspectos da vida, inclusive para a adoção de hábitos saudáveis.

O comportamento das crianças é fortemente guiado pelo ambiente em que vive, numa espécie de imitação. Ou seja: se meus pais comem legumes, eu também vou comer; se dormem cedo, eu também vou dormir; e assim por diante.

Portanto, nada melhor que aprender desde cedo o quanto é importante e faz bem manter os cuidados com a saúde. Certamente mudando seu estilo de vida, mesmo que de forma gradual, você colherá muitos benefícios. Experimente!

[rock-convert-cta id=”6161″]

×