A Neuropsicopedagogia é uma ciência transdisciplinar que reúne conhecimentos das áreas da neurociência cognitiva, pedagogia e psicologia.
Ela estuda como o cérebro aprende, como as redes neurais são submetidas no momento da aprendizagem, como os estímulos chegam ao cérebro, como as memórias se consolidam e como temos acesso a essas informações armazenadas.
Os alicerces dessa prática neuropsicopedagógica são as teorias e as estratégias de ensino-aprendizagem e as metodologias terão que levar em consideração vários fatores, visando a redução de sintomas com base na plasticidade cerebral.
O neuropsicopedagogo alia os conhecimentos da neurociência, da pedagogia e psicologia proporcionando estratégias terapêuticas que estimulem as funções cerebrais e promova a aprendizagem e a interação social.
As sessões neuropsicopedagógicas ajudam a potencializar o aprendizado, realizando avaliações, intervenções e criando estratégias personalizadas, de acordo com a realidade e vivência de cada um.
O objetivo é melhorar os aspectos cognitivos, linguísticos, afetivos e social de crianças, adolescentes e adultos com necessidades especiais:
- Viabilizando a aquisição de novos conhecimentos, a integração social e o desenvolvimento de novas habilidades,
- Favorecendo a aprendizagem, já que busca entender como o cérebro aprende e processa as informações oferecidas,
- Contribuindo para proporcionar programas de ensino que estimulem a criança a adquirir novos conhecimentos e uma atuação mais eficiente de professores, pais e mediadores.
Quando necessário, poderá sugerir adaptações curriculares e monitoramento escolar, assessorando o professor para favorecer a aprendizagem destas crianças.
Como funciona?
A Neuropsicopedagogia clínica faz uso de instrumentos especificamente padronizados para a avaliação das funções do cérebro, habilidades no processamento das atenções, informações, memória, percepção, abstração, linguagem, raciocínio, aprendizagem, habilidades acadêmicas, processamento de informações, viso construção, afeto, funções motoras e executivas atuando no diagnóstico, no tratamento, na pesquisa da cognição, das emoções, da personalidade e do comportamento para melhor entender o funcionamento do cérebro.
As avaliações são importantes para o conhecimento de como o cérebro da criança processa as informações e lida com elas e com isso, traçar estratégias que desenvolvam novas funções no cérebro, pela sua plasticidade, através de tratamentos terapêuticos e reavaliações constantes.
MARIA ODETE DA COSTA MENEZES é psicopedagoga especialista em Neuropsicopedagogia Clínica, Institucional e Hospitalar. Atua no diagnóstico, tratamento e prevenção de problemas de aprendizagem, com o objetivo de desenvolver os processos de aprendizagem, promover a autonomia e autoestima de crianças, adolescentes e adultos.