perda_auditiva

Perda Auditiva: O que é, sintomas e tratamentos

A perda auditiva, ou surdez, resulta de danos no nervo ou no ouvido interno. Pode ser causada por um defeito congênito, lesão, doença, certos medicamentos, exposição a ruído alto ou desgaste relacionado à idade.

O principal sintoma é a incapacidade de ouvir sons. Em alguns casos, cirurgia ou o uso de um aparelho auditivo podem restaurar a audição.

Habilidades de leitura labial, texto escrito e língua de sinais podem ajudar com a comunicação.

Fontes: Hospital Israelita A. Einstein e outros

Quais são os graus de perda auditiva?

Seus graus podem variar de pessoa para pessoa. Entre os dois extremos “ouvir bem” e “não ouvir nada”, há muitos graus de diminuição de capacidade auditiva. Os termos usados para descrever o grau de perda auditiva são: leve, moderada, severa e profunda. A maior parte se trata de “leve a moderada”. Leia mais: http://bit.ly/2NfwBQU

Perda da audição: tratamentos e causas

• Perda auditiva induzida por ruído.
  • Surdez senil, que é a que acomete idosos.
  • Perda auditiva neurossensorial, que é devida a um dano no ouvido interno.

O que é considerado perda auditiva?

Quando é de um dos ouvidos pode ser considerada deficiência. … Atualmente, o Decreto 5.296/2004 restringe a deficiência auditiva à perda bilateral, parcial ou total, de 41 decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500 Hz, 1.000 Hz, 2.000 Hz e 3.000 Hz. Fonte: http://bit.ly/36eiynB

Qual a doença que pode causar a surdez?

São elas: rubéola, toxoplasmose, sarampo, sífilis, herpes, diabetes, pressão alta, meningite, entre outras. A surdez que essas doenças causam é a chamada surdez de percepção ou neurosensorial. Nesse tipo de surdez ocorre lesão nas células nervosas e sensoriais que levam o estímulo do som da cóclea até o cérebro. Fonte: http://bit.ly/2pdWjO2