A Importância do PEI: Plano de Ensino Individualizado

O Plano de Ensino Individualizado, ou PEI,  é um documento preparado a partir do diagnóstico de aprendizagem de um estudante com necessidades educacionais específicas. Este diagnóstico é realizado através de avaliação psicopedagógica com profissionais especializados, para levantamento de necessidades, conhecimentos prévios, potencialidades  e habilidades de alunos com necessidades especiais de educação, transtornos globais de desenvolvimento como o autismo, com altas habilidades ou superdotação ou com dificuldades de aprendizagem.

Cada criança é única e aprende, portanto, da sua maneira, e o PEI visa descrever a necessidade individual de cada aluno para que, usando estratégias adequadas, a escola possa facilitar seu desenvolvimento intelectual e socioemocional e que ele possa aprender de maneira fácil e acessível.

O PEI deve ter a aprovação dos responsáveis pelo aluno e deve ser revisado regularmente, a fim de que a escola possa acompanhar o seu desenvolvimento e rever as estratégias conforme as análises em sala de aula e no convívio desse aluno com a turma escolar.

Conforme a Instrução normativa PRE/IFSP nº 001, de 20 de março de 2017,  o Plano de Ensino Individualizado é composto de informações gerais sobre o estudante, de sugestões de encaminhamentos e de um programa pedagógico específico.

Foi sancionada a Lei 14.254 que prevê assistência integral a aluno com transtorno de aprendizagem, onde educandos com dislexia, TDAH ou outro transtorno de aprendizagem que apresentam alterações no desenvolvimento da leitura e da escrita ou instabilidade na atenção que repercutam na aprendizagem devem ter assegurado o acompanhamento específico. Necessidades específicas no desenvolvimento do educando serão atendidas pelos profissionais da rede de ensino em parceria com profissionais da rede de saúde. Fonte: Agência Senado

Como o Plano de Ensino Individualizado funciona para quem tem autismo?

Um PEI bem elaborarado contribui significativamnte para o bom desenvolvimento de uma criança e adolescente com o TEA. Com o PEI, é possível criar um planejamento que dê suporte ao aluno portador de TEA de várias formas – nas questões acadêmicas, sociais, emocionais e comportamentais.

O PEI é exclusivo e individual, portanto é apropriado para uma criança mas pode não dar certo para outra.

A partir do bom uso do Plano de Ensino Individual, a criança aprenderá, da sua maneira, novas habilidades que serão indispensáveis para o dia a dia e para sua formação. Também desenvolverá capacidades de interagir com os colegas durante as atividades em grupo, assim como conquistará novos mecanismos de defesa, como saber pedir ajuda e se comportar de formas socialmente aceitáveis (sem gritar ou agredir, por exemplo).

Com o tempo, e dependendo do grau de TEA, algumas crianças podem desenvolver maior responsabilidade, atuar mais ativamente e colaborar para atingir seu potencial de aprendizagem. Os pais devem sempre cooperar com a educação de seus filhos com TEA e expor quais são as suas principais aflições sobre sua educação, como os potenciais, necessidades e interesses da criança e levar sua experiência de fracassos vivenciadas.

É importante que a criança tenha acesso a uma educação apropriada, facilitada e se beneficie dela, tendo experiências positivas que podem ser replicadas ao longo da vida.

O desenvolvimento do PEI, além do autismo, é necessário também quando há outros transtornos como TDAH, dislexia, paralisia cerebral, discalculia, deficiência intelectual etc., dando um olhar perfeito e individualizado a cada necessidade.

 

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Importância do Plano de Ensino Individualizado

A maioria das escolas não tem familiaridade ou um ambiente favorável para a educação inclusiva ou com o plano de ensino individualizado. Desta forma, isso acaba dificultando o ensino de grande parte dos professores, já que precisam dar as suas aulas “normais” e a criança com um necessidades especiais não consegue acompanhar e nem aprender da mesma maneira.

O Plano Individual de Ensino não é somente responsabilidade da escola, mas também dos pais que tem uma criança com necessidades especiais. A criança também pode colaborar no desenvolvimento do seu plano, pois ela pode comentar sobre suas vivências e experiências sobre a vida escolar.

Nos Estados Unidos o sistema educacional já utiliza o PEI com um ambiente especializado dentro da escola. Na nossa realidade ainda se caminha a passos lentos. Muitas crianças com necessidades especiais têm experiências horríveis de fracasso escolar e esse histórico fica gravado por toda a vida. Facilite o desenvolvimento do seu filho, faça com que a experiência de aprendizado dele seja cheio de sucessos e que este trabalho lhe dê confiança e desenvolva ao máximo o seu potencial.

Nosso setor de psicopedagogia atua ativamente no desenvolvimento de PEIs, conte com a gente! Agende já aqui linktr.ee/egolife

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