Você alguma vez já parou para analisar quantas vezes por dia acessa a internet? O principal motivo para um profissional de saúde investir no digital parece bem óbvio: porque a sociedade vive na era on-line. Grandes portais de notícias e entretenimento, blogs, aplicativos e redes sociais; tudo isso faz parte desse universo.

Se você ainda tem uma certa resistência ao mundo moderno ou não sabe muito bem por onde começar leia este artigo até o final que nós vamos mostrar alguns números e listar 5 motivos para você começar agora mesmo a fazer parte da transformação digital na saúde.

Internet em números

Apesar de ser vista por muitos como uma mera distração, a internet é uma plataforma de negócios, e se você quer investir pra valer nessa empreitada, ter noção de algumas estatísticas é importante. Isto porque não basta entrar no digital: é preciso usar as ferramentas certas. Afinal, se seu público está em A e você vai para B, haverá um desencontro e presença on-line não é mágica, é estratégia. 

Para te dar uma melhor visualização do cenário, separamos alguns números (baseados no Relatório de Visão Geral Global Digital 2020 desenvolvido por We Are Social e Hootsuite).

Impressionante, não? E essa é só a ponta do iceberg! Mas se você ainda não está convencido, leia o próximo tópico:

5 motivos para ser um profissional de saúde digital

Há muitos benefícios em agregar a presença on-line aos seus serviços, entre eles:

1. Construir e/ou consolidar sua autoridade como especialista em sua área de atuação;

2. Alcançar um número maior de possíveis pacientes;

3. Ter a chance de receber feedback de mais pessoas;

4. Direcionar anúncios de forma mais assertiva que o off-line;

5. Ampliar o número de atendimentos através de plataformas on-line como o marketing place.

É claro que não há necessidade de estar em todas as redes sociais e usar mil e uma ferramentas, estas escolhas devem ser feitas equilibrando seus objetivos, realidade do negócio e características do público. Mas é importante estar atento às novidades para não ser deixado para trás nesta corrida por resultados. 

Dicas para o profissional de saúde desenvolver a comunicação digital

Sabemos que nem tudo é um mar-de-rosas e, se você já está no digital e não tem conseguido os resultados desejados pode ser necessário rever sua estratégia. Imagens, vídeos e textos são muito importantes, mas um fator comum a todos eles e que tem o poder de aproximar seu público é o conteúdo. 

Sabe quando você não tem o dom para a música e quando se arrisca alguém diz “como cantor você é um ótimo psicólogo”? Isso também pode acontecer. Afinal, sua especialidade não é comunicação/marketing. Por isso separamos algumas dicas que podem te ajudar na hora de falar nas mídias digitais:

Procure ser o mais claro possível. Lembre-se que termos técnicos fazem parte da sua rotina, não do usuário. Então tente “traduzir” isso e usar exemplos práticos para facilitar a identificação do público.

Esteja atento ao tamanho do texto. Cada plataforma tem características próprias. Conteúdos longos são apropriados para blogs, por exemplo; enquanto as redes sociais, por serem mais dinâmicas, pedem textos mais curtos e objetivos.

Sempre explique as siglas. Assim como os termos técnicos, as siglas de instituições de saúde são usuais para o público em geral, por isso é importante escrever por extenso. Exemplo: SBD – Sociedade Brasileira de Dermatologia, CFM – Conselho Federal de Medicina, CFP – Conselho Federal de Fisioterapia, etc.

Ortografia e gramática são sempre importantes. Escrever é bem diferente de falar, concorda? Esteja atento à grafia e pontuação, pois elas podem mudar o sentido do que você está tentando dizer. O ideal é que, além de você, uma outra pessoa revise o conteúdo antes de ser publicado.

 

A princípio, pode parecer um pouco trabalhoso mas, acredite, com a prática tudo se torna mais fácil. Caso tenha alguma dúvida entre em contato. Estamos aqui para conectar pessoas e profissionais de saúde, e podemos ajudar você!

[rock-convert-cta id=”6161″]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×