Não faz muitos anos, especialmente nas cidades menores, era comum ter aquele médico, dentista, farmacêutico, etc. que cuidava de várias gerações de uma mesma família. Afinal, a experiência pessoal de parentes e amigos era basicamente a única maneira de saber se um profissional era confiável. No entanto, a transformação digital mudou não só essa experiência, mas também a relação entre prestadores de serviços e pacientes.
Não estamos falando só da telemedicina — que é um dos pontos altos desse processo —, mas da forma como o público procura (e encontra) informações, questiona, avalia e participa da construção da imagem dos profissionais, inclusive os da saúde. Com toda essa dinâmica, captar pacientes tem se tornado uma missão cada vez mais delicada, que deve levar em conta:
-
Qualidade dos serviços;
-
Comunicação com o paciente;
-
Facilidade de acesso.
Quer saber por quê? Então leia este artigo até o final!
A transformação digital mudou a comunicação entre profissionais e pacientes
Uma pesquisa recente da Global Web Index mostrou que, mesmo entre as pessoas de mais idade, as pesquisas na internet ganham das recomendações de parentes e amigos quando o assunto é descobrir novas marcas. No público de 24 a 37 anos os buscadores correspondem a 33% das descobertas, enquanto as recomendações de familiares somam 28%. Entre 38 e 56 anos a proporção é de 36% para 31%. Já os indivíduos com 57 a 64 anos recorrem 39% das vezes a buscadores e 37% à opinião de parentes e amigos.
Você pode estar se perguntando: mas o que isso tem a ver com o meu atendimento como profissional de saúde? Tudo! Pois a transformação digital fez com que ser “Doutor” ou “Doutora” não seja mais garantia de ter pacientes. É preciso sim ter uma marca — mesmo que seja um especialista autônomo ou tenha consultório individual — e é importante também se apresentar no mundo digital, pois há uma máxima do marketing, segundo a qual “quem não é visto não é lembrado”.
E onde as pessoas passam a maior parte do seu tempo? Sim, na internet! Segundo a pesquisa anual da consultoria App Annie, divulgada no início de 2020, os brasileiros passam em média 3 horas e 45 minutos por dia usando aplicativos. E os das redes sociais como Facebook, Instagram e Whatsapp estão na lista dos mais baixados.
Como se diferenciar na captação de pacientes?
Lembra dos tópicos que citamos lá em cima? Chegou a hora de explicar porque eles são tão importantes na hora de captar pacientes especialmente a partir da transformação digital. Vamos lá?
Qualidade dos serviços: pode parecer bem óbvio, mas nunca é demais lembrar que o bom atendimento é a chave para o sucesso de qualquer profissional. O que muitos profissionais de saúde não sabem é que qualidade não significa apenas fazer com excelência aquilo que se propõe (de forma muito resumida consultas, diagnósticos, tratamentos e procedimentos). A qualidade também implica cordialidade, atenção, empatia, entre outros atributos.
Comunicação com o paciente: quais são seus canais de comunicação? Poucas coisas irritam tanto os usuários quanto ligar e não ser atendido, enviar uma mensagem ou comentário e não ser respondido. Mesmo que o paciente não tenha razão, é fundamental manter a calma no atendimento. Se colocar à disposição, dentro do possível; nunca ignorar uma demanda e sempre procurar responder com agilidade.
Facilidade de acesso: só pelo fato de você chegar a este conteúdo já podemos imaginar que você tenha ideia de que parte da transformação digital na saúde é o fato de que nem sempre o paciente vai até o profissional, você precisa ir até ele. Neste caso, ir até o cliente significa estar onde ele está, ou seja: se deixar encontrar em diferentes canais digitais, inclusive oferecendo atendimento on-line.
Outro ponto importante é que se você já virou a chave para o digital, precisa entender que este é sempre um caminho de duas vias. Quando ocorrem falhas os usuários costumam fazer avaliações negativas e isso pode ser ruim. Porém, quando você acerta, especialmente nos três pontos que abordamos neste artigo, pode ter a grata surpresa do potencial multiplicador da transformação digital. E, acredite, ter uma boa reputação, uma marca consolidada e avaliações positivas é uma ótima maneira de captar novos pacientes.
[rock-convert-cta id=”6161″]